Buscar
  • Stepps

Como reduzir custos na produção de cerveja artesanal?

Ahhh, como gostamos de uma boa cerveja! Gostamos tanto que inclusive nos apaixonamos por todo o processo de concepção e fabricação. Desde a seleção dos melhores ingredientes até os equipamentos ideais para se produzir a bebida dos sonhos. Porém sabemos que nem tudo é fácil. Durante todo o processo de fabricação da cerveja existem inúmeros tipos de desperdícios que podem ocorrer, e cada um deles pode ser prejudicial ao negócio de alguma maneira. É importante estar atento!


O primeiro tipo é formado por pequenos desperdícios de material durante cada etapa de fabricação. Na etapa de mostagem e posterior fervura, onde água e malte são aquecidos juntos, são produzidos resíduos sólidos e líquidos. Os sólidos são os bagaços de malte, e os líquidos são formados por água. Hoje até já existem receitas de alimentos a base do bagaço do malte, porém dá trabalho, e não tem grande valor agregado. Principalmente para micro, pequenos e médios produtores, o tratamento de efluentes é dificultado, por falta de espaço físico e qualificação para fazê-lo, optando muitas vezes por simplesmente jogar fora o que sobrou da produção.


O segundo tipo é formado por desperdícios quando uma batelada sai fora do aceitável, então temos que descartar tudo. Normalmente ao fabricar uma cerveja utilizamos softwares de gestão da produção, como BeerSmith por exemplo, e além da receita, temos as características que queremos que o produto final tenha, como um valor correto de álcool, amargor, coloração…Porém pode ocorrer várias vezes de os valores não saírem muito próximos do que você planejou, e temos que jogar tudo fora, ou vender um produto que não era exatamente o que você queria. Isso pode ocorrer por inúmeros motivos, e as vezes é muito difícil identificar as causas dessas variações.


O terceiro, e menos perceptível, está ligado ao custo de oportunidade. Por mais satisfeito que você possa estar com a maneira que fabrica seu produto, todo processo pode ser melhorado. E essa diferença entre o que é feito hoje, e o que poderia ser feito de maneira otimizada, chamamos de custo de oportunidade. E você deveria se preocupar muito com isso. Realizar alguns estudos e testes na sua produção podem muitas vezes resultar em reduções significativas de custo e desperdício de material, e essa pode ser a diferença que vai permitir que você tenha um preço mais competitivo, ou ainda que tenha uma folga maior de dinheiro no final do mês.


A Stepps é uma startup que atualmente está incubada no Porto Digital,e tem uma solução voltada para resolver esses problemas do mundo cervejeiro. A gente entende o seu processo, desenvolve alguns testes para que façamos juntos na produção, e no final te entregamos uma sugestão de melhoria, podendo até te dizer o quanto você estará economizando com tudo isso. Fazemos isso para que você consiga obter melhores resultados usando todo o material e método que você já possui, para obter a cerveja que seus clientes esperam, a um custo menor.

2 visualizações
LINKS
CONTATO

contatostepps@gmail.com

Tel: (81) 99749-9941 |

(81) 99272-5958

SOCIAL
  • medium icone branco
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2020 by STEPPS